Tratamento de Queimaduras

A cirurgia plástica reparadora tem papel fundamental no tratamento de queimaduras, e seu principal objetivo é melhorar tanto a aparência, como a mobilidade e a função das áreas lesionadas.

O tratamento inicial para qualquer tipo de queimadura deve ser sempre em hospital com o apoio de uma equipe multidisciplinar e sob a supervisão de um cirurgião plástico, pois para cada tipo de queimadura há um cuidado específico, dependendo da causa, da extensão e da profundidade do ferimento.

Queimaduras de 2º grau quando são profundas já necessitam de reparo cirúrgico e as queimaduras de 3º grau sempre precisam de correção cirúrgica, uma vez que a pele é destruída e perde a capacidade de regeneração, afirma o cirurgião plástico Dr. André Nery que participou do mutirão de cirurgias reparadoras em 2012. Ele saliente também que pequenas lesões podem ser corrigidas em ambulatório, já os enxertos e retalhos maiores exigem uma internação hospitalar.

A cirurgia plástica para tratamento de queimaduras divide-se em aguda e reconstrutiva. A terapia cirúrgica aguda é realizada logo após a lesão. Já nos casos de lesões maiores é realizado um enxerto de pele, porém somente depois de esperada a recuperação do paciente e da região lesionada.

O cirurgião plástico utiliza uma variedade de técnicas para fechar feridas de queimaduras, dependendo da extensão e da profundidade. De acordo com o Dr. André Nery, a principal técnica cirúrgica é a enxertia de pele em que se utiliza pele saudável do próprio paciente, evitando rejeição.

Para casos mais complexos, (como queimaduras elétricas) é necessário o uso de técnicas mais elaboradas com uso de retalhos cutâneos, onde é transferida além de pele a gordura ou partes de músculo. Outra alternativa é o uso de matriz de regeneração dérmica conhecida como pele artificial, desenvolvida para promover regeneração cutânea no tratamento de queimaduras.

O Dr. André Nery ressalta que, na maioria das vezes é necessário mais de uma cirurgia para se obter um bom resultado. Ele lembra ainda, que cicatrizes de queimaduras geralmente não podem ser completamente removidas, contudo é possível melhorar sua função e aparência através de métodos cirúrgicos modernos e seguros.

O Dr André Nery fez sua formação no Hospital da Força Aérea do Galeão, onde possui o Centro de Queimado referência na América Latina, aprendendo técnicas inovadoras para tratamentos das queimaduras e suas sequelas.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica
Agende sua consulta

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?