Tratamento de Tumores e Lesões na Pele

A remoção cirúrgica de lesões cancerígenas e demais lesões da pele é a técnica de tratamento de tumores de pele mais utilizada. A reconstrução plástica do local afetado pode ser feita no mesmo ato cirúrgico da remoção ou mais tarde após recuperação do paciente, através de técnicas especializadas que visam sempre a manutenção da saúde física e emocional e buscam o melhor resultado estético.

A técnica cirúrgica utilizada irá depender do tamanho da lesão, de sua localização bem como do estado geral de saúde do paciente.

A excisão simples, a lesão é removida com uso de bisturi, e também se retira um pouco de pele saudável do entorno, como margem de segurança, muitas vezes em lesões de alta suspeição de Câncer, o uso da congelação com o Médico Patologista presente durante a Cirurgia e de extrema importância , para garantir a retirada total da tumoração.

No caso do acabamento pelo cirurgião plástico, pode ser feito com sutura simples, enxerto de pele ou transferência de retalho (nestes casos utilizando pele do próprio paciente ou pele artificial).

A maioria dos desses procedimentos são realizados apenas com anestesia local e sedação e em alguns casos se faz necessário mais de uma cirurgia para obter resultados mais satisfatórios.

O cirurgião plástico Dr. André Nery ressalta que a reconstrução proporciona uma aparência mais natural, no entanto, não há como evitar as cicatrizes podendo ser observadas algumas alterações de cor e textura da pele nas áreas reconstruídas. Por isso é fundamental a presença de um cirurgião plástico nesse tipo de trabalho, e seu papel é fazer o possível para tratar lesões de pele sem mudar radicalmente sua aparência.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica
Agende sua consulta

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?